2016, Como se planejar

December 31, 2015

 

2015 está no fim e muitos estão dando graças à Deus, pois foi um ano difícil, com dificuldades para o comércio, a inflação chegando aos 2 dígitos, o desemprego batendo à porta, o endividamento das famílias aumentando. Aí vem a pergunta : 2016, como será? Os economistas dizem que nada muda, o cenário de incertezas e dificuldades continua. Assim, o quê devemos fazer?

 

Entendo que existe apenas uma palavra que podemos empregar para nos prevenir : “PLANEJAMENTO”, sem o planejamento até se consegue alcançar uma meta ou objetivo, contudo, será muito mais trabalhoso. Assim, devemos começar 2016 sabendo exatamente o quê queremos fazer, quais as estratégias a serem utilizadas, quais caminhos que seguiremos. Para qualquer meta, objetivo ou sonho a ser alcançado precisaremos de dinheiro, então, é lógico começarmos nosso planejamento organizando nossas finanças pessoais.

 

E como fazemos para planejar nossas finanças? Como devemos controlar? Quais despesas devemos cortar? Quais investimentos devemos fazer? Estas são apenas algumas perguntas que nos rodeiam quando fazemos o planejamento de nossas finanças, assim segue algumas dicas básicas que devemos seguir:

  1. Levantamento das Receitas : Levante todas as receitas fixas e eventuais que ocorrem ao ano, principalmente as Férias, 13º Salário, Receitas Extras do tipo aluguéis, rendimentos, etc.

  2. Levantamento das Despesas : Levante toas as despesas fixas e eventuais que ocorrem ao ano, nesse momento devemos entender a sazonalidades das despesas, devemos lembrar que no inicio de cada ano temos despesas como IPVA, IPTU, Matricula escolar, livros, fardamentos, entre outros, que não podem ser esquecidos.

  3. Elabore um Fluxo de Caixa : Agora que você conseguiu levantas as Receitas e as Despesas, coloque-as em ordem de data, sempre colocando em primeiro lugar as Receitas seguido das Despesas. Dessa forma, você conseguirá identificar em que período você poderá ter uma possível falta de recurso ou quando sobra recurso e que pode ser investido, mesmo que seja por poucos dias, lembre-se dinheiro parado é dinheiro perdido.

  4. Acompanhamento : Todo planejamento precisa ser verificado para saber se foi bem feito, e se precisa de ajustes. O Segredo de um bom planejamento não é colocar todas as informações, e sim fazer os ajustes necessários sempre que ocorram fatos novos. É através do passado que planejamos o futuro.

Espero ter contribuído de alguma forma para que seu planejamento seja um sucesso. 2016 será um ano de desafios que serão suplantados dependendo da maturidade e perseverança que você aplica em seu planejamento.

Please reload

Featured Posts

Fórmula mágica para equilibrar as finanças

August 29, 2016

1/1
Please reload

Recent Posts

September 1, 2016

December 31, 2015

November 1, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2016 por BA Consultores Associados

  • Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon