13º Salário – O quê fazer com ele?
Esta chegando o tão esperado 13º Salário, a 2ª parcela deve ser paga pelas empresas e patrões, no caso dos empregados domésticos, no próximo dia 20, e o quê você pretende fazer ? Segue 03 dicas :
LIQUIDAR DÍVIDAS : Caso tenha alguma dívida, procure liquidá-las, antecipando o pagamento de parcelas futuras, você consegue a redução dos juros a serem pagos, e caso seja divídas em atraso procure negociar para reduzir os juros. As empresas estão fazendo de tudo para recuperar os valores em atraso, é uma boa oportunidade para renegociar.
POUPAR : Após negociado as divídas (caso exista), o saldo do 13º Salário deve ser POUPADO para prevenir os débito \ gastos comuns do inicio de ano, o mês de janeiro é repleto de gastos que, normalmente, não consideramos, tais como : Material escolar; Fardamento; IPTU; IPVA, Taxa de Conselho, entre outros. Dessa forma, uma parte do 13º deve ser utilizado para quitar estes gastos de início de ano.
INVESTIR : Caso sobre algum valor após o pagamento das divídas, e dos gastos previsto de início de ano, é interessante aplicar em investimentos que possam te proporcionar um retorno superior a inflação, nesse caso recomendo a Renda Fixa, tais como : LCI, LCA ou Tesouro Direto. Todo investimento deve ser previamente planejado para curto, médio e longo prazo, veja o que melhor se enquadra para você.
Costumo dizer que o planejamento é a melhor forma de realizar sonhos, se pudermos realizar um planejamento mês a mês, certamente teríamos o valor integral do 13º Salário para usufluirmos da melhor forma. Assim, proponho que separe uma parcela dos seus rendimentos durante todo o ano de 2016, e ao final você verá que sobrará outro salário para ser utilizado da forma que você quiser.