top of page

Dicas para organizar suas finanças pessoais


Fazer um bom planejamento financeiro é um ponto fundamental na vida de todas as famílias. Dificuldades financeiras afetam a harmonia e desagregam o bom andamento da casa, além de comprometer o desempenho no ambiente profissional. Para algumas pessoas o fato de se ganhar muito dinheiro é o suficiente para achar que os problemas estão resolvidos. Na verdade, isso é consequência e não causa.

Para se ter a estabilidade financeira, tão desejada, é necessário que se tenha uma certa disciplina e planejamento. Ao organizar as finanças pessoais, é dado o primeiro passo para alcançar seus objetivos e sonhos. A seguir algumas dicas para a elaboração do orçamento familiar:

  • Levante todas as receitas e despesas anuais: Ou seja, quanto você ganha por ano com salários, 13º salários, férias, PLR (Participação no Lucro e Resultados), comissões, etc. Quais são seus gastos anuais com alugueis, condomínios, água, luz, telefone, TV a cabo, supermercado, escola, IPTU, IPVA, etc.

  • Levante todas os gastos com financiamentos: Prestação da casa própria, cartão de crédito, carnês, empréstimos bancários, etc.

  • De posse de todas as informações, elabore um orçamento de forma detalhada, ou seja, quanto se esperar ganhar e quais seus gastos mensais. Procure gerar um saldo mensal para eventualidades.

  • Defina prioridades : Caso seu orçamento seja deficitário (Despesas > Receitas) definas as prioridades e corte os supérfluos.

  • Busque novas fontes de receita através de serviços extras, venda de objetos\imóveis que não estão sendo utilizados.

  • Procure não contrair dívidas desnecessárias. Tente se desfazer das dívidas mais caras por outras mais baratas (por exemplo troque suas dividas do cartão de crédito por uma divida do consignado).

Para as dicas anteriores funcionarem, é necessário que se tenha disciplina e determinação. As tentações do consumo estão em toda a parte, foco e objetividade nas metas são primordiais para alcançar a liberdade financeira.


Em breve estarei disponibilizando uma planilha para controle das finanças pessoais.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page