top of page

Onde devo investir ? Previdência privada ou Tesouro Direto ?

É comum a duvida sobre como será nossa velhice, será que vou conseguir manter o mesmo padrão que tenho hoje, como devo me proteger? Devo Investir em Previdência Privada ( PGBL ou VGBL )? Ou devo buscar outra forma de investimento como o Tesouro Direto? É sabido que a longo prazo a Renda Fixa é um bom investimento, principalmente com as altas taxas de juros existentes no Brasil nos últimos anos.


Quando pensamos em nossa aposentadoria, o melhor caminho é atrelar o investimento a inflação, assim entendemos que a melhor alternativa no momento é o Tesouro Direto, pois apresentam risco baixo e baixo custo de manutenção. Diferentemente, da Previdência Privada que tem um custo de Administração e carregamentos altos, além do Risco de não recebermos o que foi acordado. Uma outra vantagem do Tesouro Direto é a Liquidez do investimento, a qualquer momento você pode resgatar seu capital investido. É possivel fazer aplicações de montantes elevados ou pequenos, pode-se programar investimentos mensais etc. Os títulos Tesouro IPCA que não têm pagamento periódico de juros, que acumulam todo o rendimento para o vencimento (as anteriormente chamadas de Notas de Tesouro Nacional Série B Principal) são os que mais indicamos. É possível investir em papéis que vencem em 2019, 2024, 2035, 2050, por exemplo. Ressaltamos que o sistema Tesouro Direto permite liquidez (você vender de volta os papéis) a qualquer tempo, ficando, entretanto, com o risco de flutuação de preço —que poderá ser favorável ou desfavorável.


É recomendado que as pessoas pensem num programa de longo prazo e invistam nesses títulos com a ideia de ficar até o vencimento. Mire a idade de 65 anos como início do uso dessa poupança e escolha os papéis que vencem acima dessa data. Se você tem 40 anos, por exemplo, não é interessante investir em títulos que vencerão em 2019, 2024, por exemplo, pois assim você estará incorrendo no risco do reinvestimento dos recursos, que poderá ser em taxas menores.


Atualmente as taxas de rendimento desse tipo de títulos estão próximas de 6% ao ano, mais o IPCA. É um rendimento muito elevado, sem paralelo no mundo.


Espero ter ajudado de albuma forma. Se tiver algum assunto que deseje que falemos deixe seu recado, no Fale conosco.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page